A escola é por
sua essência uma ambiente poder e excludente por natureza. Isto do ponto de
vista social, étnico e pessoal. Com relação a este último ponto sabemos que os
seres humanos nascem diferentes entre si. Porém, cabe segundo a escola a LDB
desfazer ou diminuir estas diferenças. Ou seja, na prática sabemos que a escola
exclui o negro, o pobre e deficiente,
estando portanto, longe de ser uma escola democrática e de inclusão.
Porém, não podemos
dizer que não há nenhuma tentativa de inclusão dos portadores de necessidades,
que hoje já adentram no mercado trabalho de trabalho, na faculdade e no serviço
público. Mesmo ainda havendo problemas a serem superados um olhar especial está
começando a ser dado aos especiais.
O problema
maior reside no fato da Escola ainda não manter uma estrutura de recursos
humanos e materiais e um aparato suficiente com psicólogos, médicos e pedagogos
a disposição dessa clientela alvo.
Somos
sabedores que existe ainda caso que ao se identificar o portador de alguma
necessidade especial o melhor modo de lhe dar com isso é isolar o indivíduo. No
entanto, sabemos que a pedagogia aplicada
deve colocar todos em “pé” de igualdade e retirar ou pelo menos não
manifestar qualquer preconceito ou discriminação.
A maioria dos
servidores da Educação, ainda não sabe tratar essa situação. Uns têm medo de
serem processado por fazerem distinção e outros discriminam sem o menor
cuidado.
O fato é que a
educação formal não é tão civilizadora e nem tampouco humana e continua a
disseminar a cultura do “staus quo’.
Por mais que
tenhamos programas e projetos avançando, no sentido de gerar políticas humanas,
para os portadores de deficiência, percebemos ainda, a questão do maior
preconceito com os mais pobres.
Por exemplo, se o deficiente for
filho de alguma autoridade , ou de uma família com maior poder aquisitivo seu
tratamento será melhor; caso seja filho
de trabalhador braçal e negro a
tendência e isola-lo, ou manda-lo ao hospício, lugar também onde já tem
bastante maus tratos e manipulação farmacológica.
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