QUESTÃO PRISIONAL NO ACRE
Antes
de nos debruçarmos para tratar especificamente do tema proposto, devemos
primeiramente nos atermos a dados dos IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada, Ed,
2000), que numa coletânea reunindo vários autores mostra, o que tem por título:
Desigualdade e Pobreza no Brasil. Tal fato constatado em vários textos.
Em vários capítulos essa realidade está correlacionada com o
aumento da violência. No capítulo 16 da edição 2000 do IPEA, denominado: A
desigualdade – favela, favelas (p.459) temos a seguinte passagem: “embora a
renda e educação sejam dimensões centrais na diferenciação social, não se deve
negligenciar a dimensão espacial da desigualdade que se manifesta pelas
diferentes modalidades de segregação socioespacial.”
Assim, está realidade afirmada não foge a regra aqui no Acre, que
há visivelmente um déficit habitacional e de várias outras garantias sociais
nos bairros formados pelas periferias da cidade de Rio Branco. No segundo item
deste capítulo 16 será colocado esse tecido social:
“Morro da Favela” passou-se ao substantivo “favela”, o qual
serviria desde então para denominar os casos cada vez mais freqüentes de terra
invadida e/ou ocupada ilegalmente por moradias pobres”(IPEA, 2000, p.461).
Diante disto podemos fazer, um breve resumo do quadro geral de
violência urbana em torno do Brasil, para posteriormente partimos para o foco
de violência local. Pois de posse de dados evidentes demonstrado em dados pelo
IPEA, fica razoavelmente fácil constatar que “no Brasil parte do pressuposto de
que a relação entre estrutura socioeconômica e criminalidade é consensual entre
estudiosos do tema [que falta] igualdade de oportunidades econômicas e defesa
de direitos democráticos – como na reforma individual, mediante reeducação e
ressocialização do criminoso para o convívio em sociedade(2000,3888).
Embora os termos “reeducação” e “ressocialização estejam
comprovadamente no Brasil fora de total aplicação e sem condição de sua
aplicabilidade, ou melhor, apenas discurso e invenção, para conforme certa
passagem no filme: um Sonho de Liberdade, onde um detento há anos preso
indignado com tantas recursas de sua habilitação e ressocialização, diz: que
tal discurso serve apenas para dá emprego para as pessoas que o
analisam.Michael Foucaut menciona esse Contínuo Carcerário, onde o poder/saber
distribuem-se entre diversos profissionais(psicólogos, médicos, assistente
social, agentes e guardas penitenciários e etc. A
Abaixo segue um texto deste autor, como forma de ver mesmo que
acompanhando por periódicos, noticiários e leitura de pessoas estudando o
Controle social da Violência, para depois podemos correlacionarmos a nossa realidade
local.
Nos
últimos anos, temos visto um alargamento da violência nos grandes centros
urbanos de nosso país. A violência cresce de forma assustadora, pois a
impunidade, solo propício para formar grupos de criminosos organizados, aliado
à pobreza e juntamente com o déficit do Estado na promoção de políticas
públicas de segurança, que atendam a necessidade da demanda crescente da
população, causa esse universo de violência. Todos nós somos sabedores, e não
podemos descartar que a impunidade assola o país. Tanto que são comuns, hoje em
dia, a formação de grupos organizados do crime, que aterroriza a sociedade
civil e órgãos institucionais do país, tipo: PCC, Comando Vermelho e outros.
Nada é feito no sentido de punição aos autores dessas ações. Assim, não podemos
descartar que a impunidade seja um elemento estimulador, para que a
criminalidade aumente. Essa impunidade dá-se deste às esferas administrativas e
mandantes que poderiam dá bons exemplos, e pelo contrário, costumeiramente
mete-se em ilícitos diversos, e não são devidamente punidos. Como acontece com
a impunidade nas esferas bem abaixo. Está claro que há ineficiência do Estado,
que não consegue elaborar uma legislação mais eficaz, e pô-la em prática
eficientemente. Existe ainda falta de políticas de segurança pública mais
eficaz, guarnecedoras das fronteiras contra o narcotráfico.
Ainda que sem pese outros fatores causadores de violência urbana
no Brasil, também não podemos negar que a pobreza e o desnível social, não
contribua para essa situação de violência, sem limite, em nossas principais
cidades. O Brasil é um dos países com mais desigualdades, no âmbito social do
mundo, de forma que existe um abismo que separam os econômico, social e
culturalmente mais providos, dos que são totalmente desprovidos. Observa-se,
por tudo isso, também que o Estado deixa muito a desejar, no se refere a
procurar reverter esse quadro. Gera-se com isso, uma grande camada de
marginalizados. Solo propício, em meio à exclusão, ao preconceito, à miséria e
ao desajuste familiar, que tudo agregado forma um ambiente fértil para que
surja a cultura da violência, manifestada de várias maneiras em nossa
sociedade.
Nos últimos anos houve um alargamento da violência em nossa
capital, baseado em dados já consultado por este pesquisador no Sigo e
Inforpol, bem como pela constatação do acréscimo de na criminalidade e aumento
excessivo de apenados.
a que pese outros fatores causadores de
violência urbana e outras formas de violência urbana no Acre e no Brasil, não
podemos negar que a pobreza e o desnível social, além da falta de opção de uma
vida mais digna, não contribua para essa situação de violência em nossas
principais cidades.
Aqui me proponho a estudar o pós crime,
ou seja como o Estado trata os apenados aqui em nosso estado do Acre, pois viso
dá voz aos apenados por meios de absorver suas praticas discursivas e suas
trajetórias.porém se faz necessário que apresente a violência manifestada de
várias formas, e seus fatores também são
diversos, por exemplo existe violência criminal, política, Institucional,
sócio-econômica, macro e micro -violência, simbólica, imaginária e simbólica(o
olhar do poder e sua vigilância) e
outras.
Por mais que, Rio Branco, ainda que
esteja longe de ser uma metrópole, já convive há com sérios problemas de uma
cidade grande. E deste as décadas de 70 e 80 até a atualidade, nesse período temporal, onde a cidade de Rio Branco
sofreu e vem sofrendo um certo crescimento, embora desordenado e formando uma
periferia, impulsionada pela expansão agropecuária, tal como bem descreve o
Professor Airton Chaves da Rocha:
os bairros de Rio Branco foram (e estão
sendo) construídos nas três últimas décadas, problematizando versões, mais
principalmente discutindo como se efetivo e está se efetivando“o fazer” morador urbano de muitas das famílias
de seringueiros na luta pela moradia, pela infra-estrutura dos bairros pobres,
pelo trabalho, enfim, pelo direito a vida(2006, p. 49).
É inegável que nos últimos anos o Estado
não tenha tido um certo desenvolvimento; mas mesmo assim, não consegue atingir
os anseios nas promoções de políticas públicas que alcancem às demandas da
sociedade acreana. Pois o sistema produz naturalmente exclusões, de modo que as
periferias não são beneficiadas, mas pelo contrário, são excluídos dos espaços
dos centros.
No Brasil é um dos países com mais
desigualdades (IPEA, 2000), no âmbito social do mundo, e no Estado do Acre não
é diferente, pois depende quase estritamente de receitas federais; aqui é muito
forte a concentração de renda da migração de grupos agropecuários, de forma que
existe um abismo que separa os econômicos, sociais e culturalmente mais
providos, dos que são totalmente desprovidos disso tudo. .
Em nossa sociedade capitalista onde o
consumismo é intenso, onde a competição é acirrada, e o querer ter é uma
espécie de combustível da vida, sendo quase que obrigatório, se não compulsivo;
como bem cita Regis de Morais em seu livro O que é Violência Urbana, diz
que nesta sociedade só pode gerar “aqueles que, não podendo acompanhar a
maratona do possuir, transformam a fragilidade que suas frustrações impõem num
feroz potencial de agressividade”.
Diante dessa onda avassaladora de
violência, que tomou nossas capitais, a exemplo de Rio Branco, segue o
“Discurso Policialesco”, ou da falta de polícia e da criminalização da pobreza.
Quando na verdade o conceito de “Classes Perigosas” é pré-fabricado pelo
discurso da burguesia, da mesma forma que pensa e espalha esses esteriótipos,
para afastar as classes pobres ou “médias”.
Da mesma forma segue quanto ao apenado
esse esteriótipo num sistema que vai
além do qual Becaria que já impunha suas
severas criticas ao ato de punir. Infelizmente nosso sistema penal é somente
punitivo. Assim, favorece ao que está degradação humana, um sistema Lombrosiano
que julga pelas questões inatas e de origem social, portanto injusto, desumano.
Os presídios estão em sua maioria com
déficit de vagas, o que é o caso da URS/FOC, alimentação em sacos e presos
comendo com as mãos, mortes entre eles e descaso da Justiça, não cumprimento da
LEP; para as mães e filhos de penitenciários, seus filhos negados de vê o mundo
lá fora, um parque, escola, enfim, estes são inocentes. Mas o Estado continua a
prender e reprimir, segurança total, todos se sentem vigiados na cidade de Rio
Branco.
Para constatar isso, no carnaval de
2006, a polícia prendeu numa noite quase 4000 pessoas em menos de 2 horas,
saiam recolhendo pela aparência. Realmente não é dado oportunidade aos pobres,
vivem “vida de gado...e contemplam suas
vidas numa cela...”
O
projeto de ressocicialização desenvolvido no presídio é um projeto positivo,
pois é uma maneira de dá oportunidade para alguns presidiários com bons
comportamentos dentro do presídio que ainda não se alfabetizaram,ou mesmo
concluíram o ensino fundamental, tirando-os da ociosidade e levando-os ao cumprimento de sua pena por meio de processo educativo e de
remissão de dias de sua pena.
No
entanto, tem o outro lado da questão, ou seja, o fato de sabermos que os
presídios estão longe da ressocialização aqui, no Brasil e Mundo. Sem dúvida o
Sistema Penitenciário Brasileiro está falido. Isto por que devemos considerar a
pena mais um castigo do uma oportunidade de reeducação. Como ressocializar os
ainda não foram socializados? Como reeducar os que ainda não foram educados?
Mesmo assim, projetos como este tem seu valor, devendo ainda ser aumentado,
todo e qualquer tipo de iniciativa que trazem alternativa de remissão de pena
aos apenados, sobretudo os mais comportados e com menor poder ofensivo para
sociedade. Entram aí quem sabe os apenados que já passara de 60 anos de idade.
Sabemos
hoje, na URS-FOC temos em funcionamento diversos projetos criados para gerar
benefícios de remissão e opção de trabalho interno e labor diário, são eles: a
cozinha, a horta, a fábrica de bola, o açude com criação de peixes, criação de
suínos, a marcenaria e a Escola. Claro que poderíamos ter muito mais forma de
trabalho, tais como feitura interna de artesanatos, tecelagem, oficinas de
veículos, padaria, cantina/lanche/comércio em cada pavilhão e outros, isto se
não viessem a beneficiar o próprio
Estado tão somente obtendo em efeito
cascata lucros para grupos específicos, no entanto, se bem administrado esses
projetos agiriam como forma de auto-sustentabilidade do presídio.
A
questão prisional envolve uma série de problema, pois investir em presídios
seria como que investir em esgoto, ou seja, além de ser considerada a escória
da sociedade, quase nenhuma visibilidade tem suas obras do ponto de vista
político. No entanto, sabemos que não podemos formar campos de concentrações
desumanos depósitos humanos, se bem todos já estão lotados e nesta condição.
Outro
problema refere-se a ligação de empresas fornecedoras de todos os serviços e
produtos, geralmente enriquecendo e com
elos políticos no governo local, de forma que favorece a política de aumento do
índice carcerário de qualquer modo e misturados, pois nesse sentido o que
prevalece são os números e numerários.
Por
fim, cabe outra crítica, quantos trabalhadores pobres, mas honestos que não têm
esses direitos a educação para si ou para sua prole? Não que sejamos contra
toda uma política de defesas dos direitos legais dos apenados e nem contra a continuidade desses projetos até pós pena,
porém direito por direito caberia uma revisão no código penal e na Lei de
execuções penais.
Por
fim, sabemos que a maior parte dos encarcerados, quase um país atrás das grades
são de pretos, pobres e pardos, ou seja três “pês”, comprovam que o Sistema
Capitalista tem sucesso em tomar e
controlar o corpo, o direito de ir e vir, enfim, de tornar dóceis as pessoas
avessas aos padrões morais e comportamentais da sociedade. E como no Brasil só
existe pena de morte em caso de guerra declarada, mesmo com todo esse não
funcionamento do Sistema Penal ainda pode ser melhor que o suplício de outrora.
Nesses 12 anos de Governo da Floresta ou
Petista coincidentemente encheu-se o Presídio Francisco de Oliveira C’onde,
investiu num estado de segurança máxima, fazendo uma política repressora,
intimidadora, onde insistem em um único ponto que seria lotar os presídios,
como estão os cárceres em nosso Estado. Está claro que os três pilares o da
erradicação, prevenção e promoção de
justiça social estão sendo esquecidos.
Tal como Foucault em Vigiar e Punir
relata: “A execução da pena vai-se tornando um setor autônomo, em que um
mecanismo administrativo desonera a justiça, que se livra desse secreto
mal-estar por um enterramento burocrático da pena”. (p. 15)
Isto posto, somos levados a crê que a
violência urbana cresce em função da miséria, da pobreza e ineficiência do
Estado defendendo interesses do “Status quo” e marginalizando os demais. Não podemos ser inocentes,
pois ainda prevalece e arrastam-se as correntes das senzalas em nosso país. E o
que é oferecido a nossa sociedade, às nossas classes são: “Educação para as elites, escola para os
vadios e violência para todos”, que tem o título de um artigo do
professor José Luis Simões.
Neste
capítulo o propósito é discutir a relevância do resgate da memória social do indivíduo, mormente
ao se considerar que o objeto de estudo da pesquisa realizada é representado
por presidiários, e estes contrariamente
ao discurso instituído e divulgado, notadamente, pelos meios de comunicação de
massa, são portadores de humanidade, porque mesmo sendo transgressores da ordem
social, pelo simples ato de distorcer e contrariar essa ordem momentaneamente,
trazem consigo suas necessidades, emoções e sonhos, nem que seja de liberdade,
além de ser sujeitos dotados de direitos humanos individualmente resguardado
pelas convenções internacionais.
Portanto, fundamentado nas reflexões
de autores que trabalham as categorias de memória e história, evidenciando suas
proximidades e diferenças, no âmbito deste texto, consideramos que:
[...]
se ocupe mais da memória coletiva que dos indivíduos [....] A memória, como
propriedade de conservar certas informações, remete-nos em primeiro lugar a um
conjunto de funções psíquicas, graças às quais o homem pode atualizar
impressões ou informações passadas, ou que ele representa como passadas(LE
GOFF, ANO,P.?)
Analisando
uma das últimas obras monográficas, apresentada por Marcos Vitorino faz uma
revisão bibliográfica na qual o autor demonstra que o Presídio Francisco D’
Oliveira Conde tem sua história institucional. No entanto, a existência
de quase dezessete ou mais trabalhos acadêmicos, em nem deste se discute
as relações entre memória, realidade e a produção da linguagem.
Como pretendemos trabalhar com as
práticas discursivas dos apenados do Presídio Francisco de Oliveira Conde,
devemos ir além da História Oral com os apenados, mas analisar as fichas de
análises criminais, documentos nas pastas de alguns apenados, documentos
administrativos, para ver a evolução do presídio. Posso ir além, tratando com
questões iconográficas, vendo peças e artefatos por eles fabricados, muitas
dessas armas e outros artefatos bastante criativos, e claro, a linguagem
diferenciada que constituem um patrimônio, pelo que refletem de memória. A memória são os vestígios
humanos e sua releitura: seja dos conflitos, rebeliões, melhorias aumento
acentuado de apenados ao longo dos anos, e políticas penitenciárias adotada
deste à fundação do presídio.
Quanto à Linguagem entendida como um
conjunto de signos, determinando vários conceitos, ou categorias conceituais,
por exemplo: “a palavra “ética” como qualquer outra palavra, é apenas signo.
Seu uso é exclusivamente semiótico. Isto é tão somente indicativo de outras
coisas externas às suas letras”, da mesma forma semiótica também é determinado
o que anti-ético, imoral, o certo e o errado. De modo que seu uso, portanto é
ideológico e não neutro apontando para os interesses que a servem. Assim, o
sujeito social produz uma linguagem sócio-cultural condicionada.
O referencial adotado em parte para sustentar essa
linguagem criminosa e seu neologismo neste trabalho vai ser Mikhail Bakhtin,
mas especificamente sua Obra: Marxismo e Filosofia da Linguagem entre outras. Pois a temática visa sobretudo fazer um
estudo do perfil dos apenados por meio
da construção social de suas linguagens e identidades marginalizadas, versus a
linguagem jurídica e disciplinadora do Sistema Prisional.
Compreendendo se
é possível conciliar o conjunto de códigos sociais criados e recriados pelos apenados
com códigos disciplinadores e às normas prisionais com os códigos jurídicos que
os “vigiam e os punem”, no entanto vemos antagônicos e sem conciliação.
Estudaremos então a heterogeneidade da cultura da linguagem, bem como identificaremos a exclusão idiomática.
1.1 Memória e linguagem – trajetórias de vidas
entrecortadas:
Até
aqui percebemos que a linguagem prisional tem suas configurações próprias, pois
a visão que temos do espaço prisional: conflituoso versus solidariedade, isto
entres os apenados, mas para aqueles que vivem no abrir e fechar cadeados (guardas
penitenciários). Dependendo da política institucional adotada há descaso e
choques ou conciliação solidária, ou ainda culminar num barril de pólvora com
diversos motins, ou seja, tornar-se um “portal do inferno”.
Nietzsche
em sua obra Além do bem e do Mal, referindo-se ao questionamento da Moral ele
cita “Deves obedecer a quem que seja,
deves obedecer por muito tempo”(ANO?,p.101) No entanto, isso não funciona
aos apenados que por estarem presos rejeitam uma moral. Pois pelos relatos de
apenados as transgressões estão além do bem e do mal. Mas nas instituições
falhas como são os presídios superlotados, desumanos, caos insolucionável, o
bem e o mal se entrecruzam formal e informalmente.
Para
Orlandi, a linguagem é a ação que transforma, transgride e resiste. E dentro do
ambiente prisional essa resistência e em certa medida transgressão se dá
através da manifestação cultural por meio de código de sustentação da
linguagem.
Seguindo agora a
linha de pensamento de Bakhitin, a linguagem trata-se da dialética dos signos e
Da relação desta com determinadas sociedades. Todo signo e enunciação é produto
da sociedade, os termos, têm por sua vez seus significados socialmente
construídos.
Nesse sentido, a fala enquanto
enunciado faz parte de uma dada estrutura social. Toda língua é mutável e o
ambiente, o tempo histórico e social condiciona a transformação ao longo do
tempo desta. Daí que nos presídios serem todos seguimentos forçados a
adaptarem-se a nova realidade lingüística de codificação.
A luz prismada, culturalmente
falando, da linguagem de dá formação de uma linguagem meio que do universo
exclusivo dos presídios, que apresenta-se nesta série de neologismo da fala, na
língua tecida no contexto social, da qual a maioria dos apenados pertencem. Os
signos são formas também iconográficas de representação ideológica da
realidade. As palavras são conexões de signos postas em prática carregadas de
ideologias que sustenta o discurso.
Assim, as formas formais, ou
peseudo-eruditas que sustenta todo
sistema normativo, mesmo que seja de sistema pretensamente falido, como o
Sistema Penitenciário, com seu “juridiquês” punitivo acenado sempre para várias
diretrizes e lideranças; deparam-se com o seu oposto. Isto é, uma forma de
discurso resistente e informal com suas lideranças.
Para toda representação há
significados, signos, expressões de significação, portanto, toas formas de
expressões são formas ideologizadas. Para exemplificar o que ressaltamos a
respeito do discurso podemos dizer que julgam-se mal, pois quando que alguém
agiu bem ou mal, logo damos conta da fragilidade de nosso juízo. Todo julgamento não é o real e sim fagulhas
do real, o que pode ser totalmente parcial. Parte de uma retórica cientifica e
verbal, resultando na maioria das vezes em pena mal digerida. Tal como dá
esmola, por exemplo, pode ser uma forma de aliviar um peso da consciência.
Regis
de Morais no seu livro O que é Violência Urbana afirma que a maioria das
violências são formas de sobrevivência contra a dominação estatal: “[...] o estado exerce seu poder para manter
a ordem que lhe interessa, e isto é um exercício político...”
Alberto Passos Guimarães em seu livro As classes
Perigosas: Banditismo urbano e rural, que mesmo não tratando diretamente a
realidade local, citam também quem são esses sem rostos aprisionados são das:
“[...]favelas, como de resto todas as
comunidades pobres ou populares. São aglomerados heterogêneos, como mostra os
censos demográficos que são levantamentos universais mais completos, dentre os
pratica até agora. Esses levantamentos acusam a existência de 1) grupos sociais
formados por migrantes rurais e urbanos, presentes no local durante período de
tempo variáveis;2) pessoas nascidas no local, de diferentes idades, níveis de
instruções, profissão, níveis de renda em geral baixos, mas diversificados;3)
camponeses, artesãos, trabalhadores de construção civil, trabalhadores
subempregados de diversas ocupações, como biscaiteiros, lavadores de carros, e
Vários outros; 4) pequenos comerciantes fixos e ambulantes, funcionário de
empresas ou repartições públicas[...] E também: pessoas de profissão não
identificadas ou sem profissões, ex- trabalhadores, contraventores,,
traficantes, contrabandistas, ladrões, assaltantes e outros classificáveis no
lupemproletariado, cuja presença, aliás, não é uma exclusividade das
comunidades de pobres”, mas em quase
total maioria.(ANO?,p.12)
Esses
conjuntos de elementos humanos procuram e constroem signos que refrata e
reflete a realidade usando a linguagem, gestos, modos de ser para garantir uma
sociabilidade, podemos dizer que os sinos são a infra-estrutura reinante, o
grito dos excluídos, da periferia e a contra-cultura. Comunidades lingüísticas
na esfera do cotidiano prisional.
Todo
processo de mudança social e de resistência, ruptura passa pelas palavras e
seus signos. As relações de produção e estrutura sócio-econômico e cultural são
constituídas pela verbalização: no trabalho, na vida política, e no cotidiano.
Assim, os repertórios lingüísticos de um presídio são produto sócio-ideológico
de uma resistência e manifestação cultural, que eclodem temporária, ou
cotidianamente, numa vida dura, cruel e desumana, haja vista que não
ressocialização. Tal como nos fala Gerson Rozetino, pós-graduado em História
Social e diretor do museu de cárcere em matéria na Revista
Plenitude(junho/2011) referindo ao Sistema Penitenciário; “ele continua
cumprindo o papel básico, como elemento importante de repressão estatal e, por
conseqüência, da classe dominante, para o enquadramento e disciplinarização da
classe trabalhadora”(p.23).
Geralmente
a linguagem ou repertórios eruditos estão ligados às regras normatizadoras, de
etiqueta lingüísticas padronizadas, onde o falar bem semanticamente impõe a
existência de uma sociedade hierarquizada, isto vem desde a noção inicial e
colonizadora do civilizado e não civilizado.
Em
sua tese de doutorado denominada Cárceres Imperiais: A Casa de Correção do rio
de Janeiro. Seus detentos e o sistema prisional no Império, 1830 – 1861, temos
a gênese da correção Prisional, de modo que até hoje segue modelo parecido: “O
trabalho, o recrutamento forçado e castigo corporal eram as formas de punição
mais utilizadas pelas autoridades para o controle dos “grupos excluídos”(p.06).
Dentro
deste contexto prisional, a luta de classe embutida traduz-se nas comunidades
semióticas. Toda verbalização e conflito de signos são forjadas na luta
sócio-cultural. Observa-se que geralmente os sujeitos sociais não falam entre
si abertamente, numa relação de paridade, pois quando os signos emitem uma
força produtora da enuciação, do tom verbalizador e de uma outra linguagem,
transmitem o entre-choque de identidades. Assim, o modo de produção da vida
material cotidiana condiciona da mesma forma lutas de subsistência cotidiana.
Entendendo
a linguagem e os signos como representação do real e a língua existencial
popular como o choque com a língua erudita ou pseudo-erudita contendo um
formalismo carregado de opressão. Assim, podemos dizer que existe diversos atos
de leitura e interpretação da realidade, lida e re-lida. O ato de ler e
escrever e aplicar, o fazer-se enquanto sujeito, bem como aplicar as enuciações
lingüísticas constituem uma arte; logo o lingüista erudito ou o sujeito
social/popular age como um artista.
Raymond
Williams discutindo o conceito de cultura remete-nos a alguns autores que
resume seu significado: “Daí More: “para
cultura e proveito de suas mentes”, onde podemos dizer que todos indistintamente
têm seu próprio capital cultural, inclusive as diversas classes populares. Todo
repertório lingüístico é produto de uma dada cultura, onde a valoração,
desvaloração é imposta de cima para baixo. Mas também é produto de um
condicionamento, pois recebemos de uma comunidade lingüística dada, que também
é mutável.
No
entanto, mesmo estando dentro de um grupo social,idade,sexo, cultural ou
geográfico que impõe determinadas falas comuns, isto não age como uma camisa de
força. Principalmente os jovens das camadas periféricas são bem contagiados,
talvez pela proximidade e ainda lembrando os presos do presídio em tela, são em
sua maioria jovens e assemelha-se bastante sua linguagem com a linguagem
prisional, o caracteriza uma certa rebeldia. Embora saibamos que a coexistência
dessa variedade lingüística sobreposto sobre o reflexo do poder, da hierarquia,
da ordem de forma conjugada.
Do
confronto “bélico” sócio-econômico e cultural se estabelece a língua dominante
e esta preconceituosamente pressupõe superar todas manifestações lingüísticas
das comunidades oprimidas. Isto por que nas palavras são v alorativas: emitem
poder, honra, desonra e ainda entonações de mando e subjugo. Assim, que seja no
presídio ou não, as palavras ou são cabeças baixas, “chicoteadas”, humilhadas
pela entonação de ordeira da supremacia do poder. Da mesma forma que as
palavras são as imagens que emitem
subjugo versus supremacia.
1.2 A construção da identidade de presidiário:
Jean-Claude
Schmit conceituando o termo marginal num capítulo que tratam destes, menciona
que marginal é quem não submetem às normas, são os degredados, os rebeldes “Um
indivíduo ou grupo pode participar das relações sociais de produção, recusando
as normas éticas de sua sociedade, ou sendo excluído da hierarquia dos valores
dessa sociedade”.
Nos últimos anos houve um alargamento da violência em nossa
capital, baseado em dados já consultado por este pesquisador no Sigo e
Inforpol, bem como pela constatação do acréscimo de na criminalidade e aumento
excessivo de apenados.
Voltando a gênese do processo histórico, mas especificamente a
partir de 1970 em diante. Período este que, coincide com o avanço
expansionista agropecuário, forçando levas de seringueiros para compor às
periferias de Rio Branco, após o êxodo e expulsão em massa desses
trabalhadores.
Tal como afirma, na apresentação de sua Tese, Domingo Almeida:
Por não oferecer uma infra-estrutura
capaz de absorver o expressivo contingente populacional migrante, a capital do
Estado, a exemplo das demais cidades receptoras, passou a conviver com
problemas diversos nunca antes experimentados ou que jamais haviam atingido
tamanha proporção, tais como falta de emprego e moradia, aumento da
marginalidade e da prostituição...
Ainda que pese outros fatores causadores
de violência urbana e outras formas de violência urbana no Acre e no Brasil,
não podemos negar que a pobreza e o desnível social, além da falta de opção de
uma vida mais digna, não contribua para essa situação de violência em nossas
principais cidades.
Aqui
me proponho a estudar é o pós crime, ou
seja como o Estado trata os apenados aqui em nosso estado, pois viso dá voz aos
apenados por meios de absorver suas praticas discursivas e suas
trajetórias.porém se faz necessário que apresente a violência manifestada de
várias formas, e seus fatores também são
diversos, por exemplo existe violência criminal, política, Institucional,
sócio-econômica, macro e micro -violência, simbólica, imaginária e simbólica(o
olhar do poder e sua vigilância) e
outras.
É inegável que nos últimos anos o Estado
não tenha tido um certo desenvolvimento; mas mesmo assim, não consegue atingir
os anseios nas promoções de políticas públicas que alcancem às demandas da
sociedade acreana. Pois o sistema produz naturalmente exclusões, de modo que as
periferias não são beneficiadas, mas pelo contrário, são excluídos dos espaços
dos centros.
Valer ressaltar que houveram muitos
movimentos sociais, sobretudo depois da expulsão dos seringueiros, tal como
cita o Professor Airton Rocha em sua tese se doutorado relata sobre um a
associados a luta por conquista e ocupação dos bairros periféricos. Por mais
que, Rio Branco, ainda que esteja longe de ser uma metrópole, já convive há com
sérios problemas de uma cidade grande.
No Brasil é um dos países com mais
desigualdades (IPEA, 2000), no âmbito social do mundo, e no Estado do Acre não
é diferente, pois depende quase estritamente de receitas federais; aqui é muito
forte a concentração de renda da migração de grupos a agropecuários, que
contribuiu para que colossal abismo que separa os econômicos, sociais e
culturalmente mais desprovidos, constatando ser o Acre um estado de uma imensa
maioria de pobres ou e muitos no limite da miséria, e lembramos que nessa
última condição ser humano assemelhasse ao estado animal, “sem o sem trabalho:
o homem não tem honra, e sem a sua honra ela mata “ e pratica atos “animalescos”.
Em nossa sociedade capitalista onde o
consumismo é intenso, onde a competição é acirrada, e o querer ter é uma espécie
de combustível da vida, sendo quase que obrigatório, se não compulsivo; como
bem cita Regis de Morais em seu livro O que é Violência Urbana, diz que
nesta sociedade só pode gerar “aqueles que, não podendo acompanhar a
maratona do possuir, transformam a fragilidade que suas frustrações impõem num
feroz potencial de agressividade”.
Diante dessa onda avassaladora de
violência, que tomou nossas capitais, a exemplo de Rio Branco, segue o
“Discurso Policialesco”, ou da falta de polícia e da criminalização da pobreza.
Quando na verdade o conceito de “Classes Perigosas” é pré-fabricado pelo
discurso da burguesia, da mesma forma que pensa e espalha esses esteriótipos,
para afastar as classes pobres ou “médias”.
Da mesma forma segue quanto ao apenado
esse esteriótipo num sistema que vai
além do qual Becaria que já impunha suas
severas criticas ao ato de punir. Infelizmente nosso sistema penal é somente
punitivo. Assim, favorece ao que está degradação humana, um sistema Lombrosiano
que julga pelas questões inatas e de origem social, portanto injusto, desumano.
Os presídios estão em sua maioria com
déficit de vagas, o que é o caso da URS/FOC, alimentação em sacos e presos
comendo com as mãos, mortes entre eles e descaso da Justiça, não cumprimento da
LEP; para as mães e filhos de penitenciários, seus filhos negados de vê o mundo
lá fora, um parque, escola, enfim, são inocentes.
Mas
o Estado continua a prender e reprimir, segurança total, todos se sentem
vigiados na cidade de Rio Branco.
Para constatar isso, no carnaval
de 2006, a polícia prendeu numa noite quase 4000 pessoas em menos de 2 horas,
saiam recolhendo pela aparência. Realmente não é dado oportunidade aos pobres,
vivem “vida de gado...e contemplam suas
vidas numa cela...”
Nesses
12 anos de Governo Petista encheu-se o
Presídio Francisco de Oliveira C’onde, investiu num estado de segurança máxima,
fazendo uma política repressora, intimidadora, onde insistem em um único ponto
que seria lotar os presídios, como estão os cárceres em nosso Estado. Está
claro que os três pilares o da erradicação, prevenção e promoção de justiça social estão sendo
esquecidos.
Tal
como Foucault em Vigiar e Punir relata: “A execução da pena vai-se tornando um
setor autônomo, em que um mecanismo administrativo desonera a justiça, que se
livra desse secreto mal-estar por um enterramento burocrático da pena”. (1977,p. 15)
Isto posto somos levados a crê que
a violência urbana cresce em função da miséria, da pobreza e da ineficiência do
Estado. Em conseqüência disto existe uma tendência e interesses do “Status quo”, onde
existe naturalmente um Estado onde “a prisão falha e exclusão reina”. Não podemos ser inocentes, pois
ainda prevalece e arrastam-se as correntes das senzalas em nosso país.
Nesse sentido, qualquer um que não submeta a
fazer parte dessa nova identidade pós-moderna, como por exemplo, através de uma
forte política de higienização política e social e resolver vagar pelos espaços
renovados do poder da cidade de Rio Branco, perambulando nas ruas do centro da
capital, pelos seus traços humildes poderia já ser preso por vadiagem, seu
recanto é a periferia, seu casebre, isto se tiver, enfim seu bairro.
As
pluralidades de identidades se dá com aumento e globalização das mazelas e da
pobreza, e é muito preocupante o fato dessa política de repressão superlotando
o presídio, vendo isso como algo positivo atualmente. Identidade cultural
geralmente tem haver com cultura dos marginais e cultura das sociedades
“limpas”. No presídio o preso geralmente já vem com uma identidade pré-formada
que é a diferença e não semelhança, o que só se fortalece ao longo do cárcere.
Da mesma forma a contra-posição a ordem institucional, e uma liberdade vigiada
e disciplinada.
Forma-se
então uma subclasse que se já enfrentava a negação e a exclusão, bem como a
própria falta de uma identidade segura, pois eram a todo momento excluídos dos
espaços aonde buscava-se identidade e referenciais positivos. No entanto, não
podemos dizer que a subclasse, a escória não passe a ter uma identidade
prisional, pois têm e é bastante forte.
O estado costuma em todos os
presídios denominar numa versão mais moderna o preso de reeducando, porém este
termo é usado como uma estratégia utópica, haja vista que não nenhuma forma de
educação, tampouco ressocialização. Para o diretor de cárcere Rozentino,
“alguns fatores gerais podem, de cetra forma dificultar ou impedir a
ressocialização de detentos, tais como a limitação do acesso à escola nas
unidades prisionais, o número limitado de cursos profissionalizantes, a baixa
qualificação oferecida em sua maioria e a limitação de oferta de trabalho
prisional.”(Revista Plenitude,p.23)
Para Hall em Identidade Cultural na
pós-modernidade, “A identidade plenamente
unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia”(p.13) Já falamos que
o preso tem sua cultura, ou sub-cultura marcada por valores e anti-valores, mas
todos tem compromisso com a massa
carcerária. Mas como diria o Sociólogo Baumam essa identidade não tem a
solidez de uma rocha. São “multiplicidade
desconcertante e cambiante de identidades possíveis”(Hall,13).
Dentro de um presídio existe uma
gama de indivíduos diferenciados: o que furta, o estelionatário, o homicida, o
estuprador, o Toxicômano, o sequestrador, o mentalmente pertubados, as
mulheres, o preso ocasional e outros. Mas inegavelmente todos têm uma História
de vida e acusar tão somente o desajuste ou ausência moral dos pais é
reducionismo.
Isto
que como sabemos o Estado deixa a desejar no que se trata de reverter chagas
sociais e feridas abertas em nossa sociedade. Só para se ter uma idéia o Brasil
é quarto em maior número de presidiário.
No
Acre, proporcionalmente, é que atualmente prende mais. Não se dá emprego, mas
prende. E quem quer trabalho, é trabalhador, os que eles mais prendem, como
única forma de mantê-los disciplinados e enquadrados, aos interesses da classe
dominante. Existem ainda as diferenças por idade, que são em sua maioria,
demonstrando um país e um estado que não educa, mas só reprime.
Isto
visto parodiando o Professor José Linhares: Escola para os vadios, trabalho, quando
é oferecido aos (des)letrados e violência e miséria para grande maioria, a elite
cabe a cultura e a pompa , por isso “ a prisão fracassa” e “a exclusão
triunfa”.
Quanto
à identidade prisional podemos dizer são identidades flutuantes. Sabemos que
hoje se busca muito mais marcar nossas diferenças do que procurar semelhanças,
isto tanto entre as comunidades prisionais, quanto extra-muro, e mesmo quando
isso ocorre tem seus elos em pouco tempo quebrado, daí os conflitos entre os
apenados, que resulta em violências, no caso da quebra do silêncio ou delação,
seja nas diferenças quando acirram-se muito.
Todas
identidades são flutuantes e instáveis, sociedades inseguras ou sociedades
guarda-roupa(entre amigos, relacionamentos, sócio-culturais, como a prisional e
outras mais. Até mesmo a identidade familiar estar corroída. Tudo fica ao sabor
das escolhas. Isto é o resultado do liberalismo, individualismo e crise da
pós-modernidade que perdeu seus referenciais coletivos, ficando num salve-se
quem puder. Eis o século da ascensão social individual, que julga as pessoas
pelo rosto e segrega dentro da indiferença e alteridade.
Conforme
afirma Regis de Morais:
“[...]
quanto mais complicada a sociedade em que vivamos, mais os seus códigos,
normas, leis e outras variadas formas de repressão solicitamos reações pessoais
diferentes, às vezes até contrárias, em curto espaço de tempo[...]”(p.50)
Na
tese de Ana Gabriela Mendes Braga A Identidade do preso e as Leis do Cárcere,
podemos ver especificamente como se dá a apropriação dessa identidade e sua
formação num trecho por ela citado:
“O processo de
prizonização consiste da prisão sobre a identidade do preso. Ao ingressar no
sistema prisional, o indivíduo tem alteradas suas referencias e relações
anteriores, e deve absorver novos padrões existentes, adaptando às regras da
casa. A integração de costumes, valores e normas comuns aos detentos se dá a
partir do processo de socialização pelo qual o indivíduo se apropria dos
códigos, da linguagem e dos conhecimentos...”
Observamos nessa
passagem que existe uma identidade prisional, e que aos que são réus primários
tem que absorver esta nova identidade. Também os agentes penitenciários tem sua
identidade, que embora vivam no abrir e fechar de cadeados, portanto, guardados
pelas guaritas encarando um cotidiano de caráter duro, fazem questão de
diferencia-se totalmente, buscando mais suas diferenças que suas semelhanças.
Ao
indagarmos uma agente penitenciária, percebemos a representação social deste:
“Eu escolhi esta profissão por que precisava de um emprego, e a
maioria dos agentes também, pois queriam estabilidade, chegando alguns a
largarem emprego com salários maiores....tenho certeza que muitos irão e
declararam se aposentar por aqui...Neste trabalho muitos usam remédios controlados,outros
internados e acompanhado no Hospital de Saúde Mental, devido ao sono perdido em
horários diversos e o estresse... É um sistema punitivo em que os agentes
penitenciários sofrem com o descaso do governo o tempo todo”. (Joana)
Apesar de que a todo instante notarmos
pelo relato acima identidades diferenciadas, não podemos negar que no dia-a-dia
existe cumplicidade e semelhanças pelo menos quanto a todos estarem dentro da
sociedade normatizadora/disciplinadora da qual o autor Michael Foucaut menciona
em seu livro Vigiar e Punir.
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